Naufes Alegre
O NAUFES é composto por uma equipe formada por diversos setores da unidade da UFES em Alegre.
Por não se tratar de uma unidade administrativa, o NAUFES em Alegre configura-se como um grupo que tem se dedicado a atender aos alunos com deficiências ou transtornos, a pesquisar sobre acessibilidade e a promover projetos de extensão.
O grupo é formado por representantes dos setores de Assistência Estudantil - SASAS, pela Secretaria Única de Graduação – SUGrad, pela Biblioteca Setorial Sul, da Subprefeitura e por professores, monitores de acessibilidade e representantes de servidores e dos alunos que necessitam de acessibilidade.
O NAUFES em Alegre começou no ano de 2013, sob a coordenação da professora Aline de Menezes Bregonci, atendendo a um aluno com baixa visão. A partir de 2014 passou a atender mais alunos. Entre os anos de 2016 e 2017 ele funcionou sob a coordenação da psicóloga Ana Cláudia Gama Barreto.
Atualmente, o trabalho é coordenado pelas professoras Aline de Menezes Bregonci e pela Assistente Social Ludimila Nunes Mantovani. E conta com o apoio da professora Simone Aparecida Fernandes Anastácio.
EQUIPE DE COLABORADORES
-
Biblioteca Setorial Sul
A infraestrutura da Biblioteca Setorial Sul está adaptada à utilização de pessoas com deficiência. As entradas do prédio são adequadas para cadeirantes. O acesso ao 2º piso da biblioteca é possível por meio de uma rampa e ambos os andares possuem sanitários feminino e masculino com acessibilidade.
Na Biblioteca existe um espaço dentro da sala de Periódicos onde monitores e assistidos utilizam para estudos. O local possui 02 mesas com 08 cadeiras, 02 computadores e os equipamentos para acessibilidade neste ambiente são: 01 scaner de voz ; 01 impressora em Braille e 01 Vpad (videofone). Os horários de utilização da sala podem ser agendados pelos monitores da acessibilidade junto ao Bibliotecário responsável pelo setor.
A acessibilidade informacional tem por objetivo incluir pessoas com deficiência para que tenham autonomia no uso de tecnologias de informação. A Biblioteca Setorial Sul da Ufes, Campus de Alegre, teve seu cadastrado aprovado junto a fundação Dorina Nowill que promove a leitura inclusiva oferecendo, entre outras coisas, livros em Braille e acesso à Dorinateca, que é um acervo eletrônico de livros e revistas falados destinado a deficientes visuais. Podemos fazer três downloads por mês e receber kits com obras físicas duas a três vezes por ano. Tudo gratuitamente.
Representante do setor
Claudia Regina da Rocha Oliveira – Bibliotecária / documentalista
-
SASAS
Na Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social - SASAS, existe uma equipe psicossocial composta por uma psicóloga e duas assistentes sociais. Essa equipe atende os estudantes tanto por demanda espontânea e por encaminhamentos quanto durante os macroprocessos (cadastro na assistência estudantil e reserva de vagas). Realizamos o acolhimento aos estudantes no sentido de escutá-los, orientar a respeito dos seus direitos, das documentações necessárias e dos serviços disponíveis na Universidade. Nos casos em que durante o acolhimento emergem necessidades que justificam um atendimento especializado, ou quando o próprio estudante solicita acessibilidade, a equipe realiza o encaminhamento para o NAUFES e para a rede de serviços do município, quando necessário. Além disso, a equipe pode fazer contato com os familiares, se preciso for. Nos casos em que foram identificadas necessidades de atendimento especial para garantir o acesso do estudante à rotina da vida acadêmica, a equipe mantém o estudante em acompanhamento psicossocial.
Representantes do setor
Ana Cláudia Fontes da Silva - Assitente Social
Ana Cláudia Gama Barreto - Psicóloga
Angela Maria de Souza Pimentel - Assistente Social
Ludimila Nunes Mantovani - Assistente Social
Nathalia de Souza Duarte Bastos – Tradutora e Intérprete de Libras
-
- SUGRAD
A Secretaria Única de Graduação (SUGrad) busca intermediar os procedimentos de registro e controle acadêmico dos alunos do Campus Alegre (CCAE e CCENS) junto à Pró-reitora de Graduação (PROGRAD/UFES) e oferecer suporte técnico-administrativo aos dezessete Colegiados de Curso.
Como a Sugrad além desses serviços, também recebe pedidos de amparo legal, o NAUFES estabeleceu parceria com este setor para que ele também possa tentar identificar e encaminhar alunos com deficiência para atendimento. Para tanto, técnicos da Sugrad criaram um formulário para que os alunos possam preencher e encaminhar para solicitar os serviços do NAUFES.
- FORMULÁRIO DE ATENDIMENTO ESPECIAL A ALUNOS(link is external)
Representante do setor
Michelha Vaz Pedrosa – Pedagoga
-
Subprefeitura
A Subprefeitura é uma agência de atendimento dos serviços da Prefeitura Universitária para a comunidade acadêmica do Campus Alegre e tem como responsabilidade a análise, dimensionamento e atendimento das demandas relacionadas aos serviços de vigilância, conservação, transporte, manutenção e limpeza do Campus.
A Subprefeitura elaborou um relatório contendo todos os dados concernentes a questão da acessibilidade nas edificações e tem trabalhado para garantir o acesso a todos no espaço da UFES em Alegre como no projeto de sinalização do campus.
- RELATÓRIO DE ACESSIBILIDADE(link is external)
- RELATÓRIO DAS OBRAS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DE ALEGRE (link is external)
- PROJETO DE SINALIZAÇÃO SUL CAPIXABA(link is external)
Representante do Setor
Erivelton Costa Souza - Secretário Executivo
-
Monitoria de Acessibilidade
A monitoria de acessibilidade é coordenada pelas professoras Aline de Menezes Bregonci e Marli Lourdes de Oliveira.
As monitorias são responsáveis por acompanhar alunos com deficiência e/ou transtornos nos horários de aula, acompanhar alunos em avaliações, trabalhos e aulas práticas, realizar estudo individual e adaptar materiais utilizados pelos professores nas aulas.
Destacamos que além de atenderem os alunos assistidos pelo projeto incluir, os monitores desenvolvem trabalho de pesquisa, registrando as práticas desenvolvidas e pesquisas de materiais e meios de desenvolver melhor o trabalho de inclusão dos alunos público alvo da educação especial em nossa universidade.
-
Alunos com deficiência e/ou transtornos
Atualmente, a unidade da UFES em Alegre conta com dezoito alunos matriculados com algum tipo de deficiência e/ou transtorno.
Divulgação de materiais e eventos
http://www.alegre.ufes.br/naufes/divulgacao-de-materiais
Página do Grupo de Acessibilidade em Alegre
- 1527 leituras