Acolhimento

Para iniciar o processo de acompanhamento pela Siac, é realizado um primeiro acolhimento feito pela equipe do Serviço Social. Assim, no primeiro momento, o estudante é acolhido pelas Assistentes Sociais do setor, mediante prévio agendamento, e a partir de uma escuta qualificada são realizadas as orientações e encaminhamentos necessários de acordo com as necessidades e demandas trazidas pelos estudantes.

A partir da exposição dessa demanda, o Assistente Social realiza as seguintes atividades:

  1. Preenche a ficha de acolhimento que possui as informações particulares sobre o estudante;
  2. Realiza encaminhamento para a rede de serviços internos e externos à Ufes, se houver necessidade; 
  3. Realiza encaminhamento para outros profissionais da Siac, equipe psicopedagógica, para um trabalho em conjunto, se houver necessidade; 
  4. Indica para o setor administrativo a necessidade de monitoria, se houver necessidade.

Após esse primeiro momento do acolhimento, realiza-se uma interlocução junto aos professores e seus colegiados visando dar ciência sobre as questões trazidas pelos estudantes, que não ultrapassem questões sigilosas, e contribuir com a divulgação da importância da acessibilidade dentro da Universidade. Esse contato se dá por meio de reuniões, envio de e-mails e ofícios. 

Após esse processo inicial, o estudante é acompanhado ao longo do semestre por toda a equipe, conforme suas demandas.

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