Grupos Internos

GRUPOS, NÚCLEOS, ÓRGÃOS, COLETIVOS E QUE TRABALHAM DE ALGUMA FORMA COM A TEMÁTICA DA ACESSIBILIDADE E/OU PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA UFES.

 

PROGRAMAS:

 

REGISTRO: 500277

TIPO: Programa

TÍTULO: Programa Libras e Acessibilidade: Formação com interface entre Educação, Saúde e Linguística. - 5769

UNIDADE: Centro de Educação – CE

DEPARTAMENTO: Sem vínculo

COORDENADOR: Jefferson Bruno Moreira Santana

STATUS: Ativo

CONTATO: 4009-2535   dlcec [at] yahoo.com.br

 

REGISTRO: 500301

TIPO: Programa

TÍTULO: Práticas Corporais de Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência e Seus Familiares.

UNIDADE: Centro de Educação Física e Desportos

DEPARTAMENTO: Departamento de Ginastica

COORDENADOR: Jose Francisco Chicon

STATUS: Ativo

CONTATO: 4009-2626  laefa [at] googlegroups.com   chiconjf [at] yahoo.com.br

 

 

REGISTRO: 500392

TIPO: Programa

TÍTULO: Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial: diferentes saberes e práticas. - 10562

UNIDADE: Centro de Educação - CE

DEPARTAMENTO: Sem Vínculo

COORDENADOR: Sonia Lopes Victor

STATUS:Ativo

CONTATO: 4009-2558          neesp.ce.ufes [at] gmail.com / secretariacapixaba [at] gmail.com

 

PROJETOS

REGISTRO: 401422

TIPO: Projeto

TÍTULO: Mapeamento de acessibilidade da Ufes

UNIDADE: Centro de Artes

DEPARTAMENTO: Departamento de Desenho Industrial

COORDENADOR: Mauro Pinheiro Rodrigues

STATUS: Ativo

CONTATO info [at] prodesignufes.org / mauro.pinheiro [at] gmail.com

 

 

REGISTRO: 401198

TIPO: Projeto

TÍTULO: Prática Pedagógica de Educação Física Adaptada para Pessoas com Deficiência.

UNIDADE: Centro de Educação Física e Desportos

DEPARTAMENTO: Departamento de Ginastica

COORDENADOR: Maria das Gracas Carvalho Silva de Sa

STATUS: Ativo

CONTATO: mgracasilvasa [at] gmail.com

 

REGISTRO: 401189

TIPO: Projeto

TÍTULO: O Céu para Todos

UNIDADE: Centro de Ciências Exatas

DEPARTAMENTO: Departamento de Física

COORDENADOR: Marcio Malacarne

STATUS: Ativo

CONTATO: 4009-7664 / Marcio.malacarne [at] gmail.com

 

REGISTRO: 400783

TIPO: Projeto

TÍTULO: Cuidadores Que Dançam

UNIDADE: Centro de Educação Física e Desportos

DEPARTAMENTO: Departamento de Ginastica

COORDENADOR: Erineusa Maria da Silva

STATUS: Ativo EMAIL:  zelindasiquara [at] gmail.com - laefa [at] yahoogrupos.com.brerineusamf [at] yahoo.com.br

 

REGISTRO: 400268

TIPO: Projeto

TÍTULO: Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional para a Comunidade - TATO COMUNIDADE

UNIDADE: Centro de Ciências da Saúde

DEPARTAMENTO: Departamento de Terapia Ocupacional

COORDENADOR: Gilma Correa Coutinho

STATUS: Ativo

EMAIL:  gilma.coutinho [at] ufes.br -  carlos.e.ribeiro [at] ufes.br -  coordcolegiadoto [at] gmail.com -  site.toufes [at] gmail.com -

 

REGISTRO: 401724

TIPO: Projeto

TÍTULO: Acessibilidade em Libras no Parque Natural Municipal Gruta da Onça

UNIDADE: Centro de Ciências Humanas e Naturais

DEPARTAMENTO: Departamento de Línguas e Letras

COORDENADOR: Leonardo Lucio Vieira Machado

STATUS: Ativo

TELEFONE: 98807-3086 – lucio.leo [at] gmail.com

 

REGISTRO: 401533

TIPO: Projeto

TÍTULO: Oficina de Libras para Servidores do Departamento de Línguas e Letras

UNIDADE: Centro de Ciências Humanas e Naturais

DEPARTAMENTO: Departamento de Línguas e Letras

COORDENADOR: Mario Vieira Cots

REGISTRO: 400549

TIPO: Projeto

TÍTULO: Formação Continuada de Profissionais no Estado do Espírito Santo: Processos Constituidos pela Gestão em Educação Especial

UNIDADE: Centro de Educação - CE

DEPARTAMENTO: Sem Vínculo

COORDENADOR: Mariangela Lima de Almeida

STATUS: Ativo

 

REGISTRO: 401198

TIPO: Projeto

TÍTULO: Prática Pedagógica de Educação Física Adaptada para Pessoas com Deficiência.

UNIDADE: Centro de Educação Física e Desportos

DEPARTAMENTO: Departamento de Ginastica

COORDENADOR: Maria das Gracas Carvalho Silva de Sa

STATUS: Ativo

 

REGISTRO: 401458

TIPO: Projeto

TÍTULO: Reciclagem de Papel Artesanal no CAPS I de Alegre.

UNIDADE: Centro de Ciências Agrárias

DEPARTAMENTO: Departamento de Farmácia e Nutrição

COORDENADOR: Fernanda Sobreira Cossate Van de Koken

STATUS: Ativo

EMAIL: michelha.pedrosa [at] ufes.com.br

 

 

GRUPOS DE PESQUISA

São considerados grupos de pesquisa cadastrados na PRPPG, os Grupos de Pesquisa da UFES registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e certificados pela UFES

  • GRUPO DE PESQUISA: ProDesign Ufes: Laboratório de Projetos em Design

Líder(ES): Mauro Pinheiro Rodrigues e Ricardo Esteves

INSTITUIÇÃO:UFES

Área: Desenho Industrial

CONTATOS: (27) 4009-2568, contato [at] prodesignufes.org

http://prodesign.ufes.br

O ProDesign Ufes desenvolve desde 2013 pesquisas nas áreas de Design da Informação e Design de Interação. As pesquisas utilizam metodologias de Design Centrado no Usuário, e procuram gerar novos conhecimentos sobre métodos e ferramentas para o desenvolvimento de projetos em design. Também vêm desenvolvendo trabalhos na área de acessibilidade, com interesse especial nas questões relativas à mobilidade e deficiências visuais, incluindo os diversos tipos de daltonismo.

 

  • GRUPO DE PESQUISA: Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar

Líder(ES): Denise Meyrelles de Jesus e Alexandro Braga Vieira

INSTITUIÇÃO:UFES

Área: Educação

CONTATOS: (27) 40092894

jesusdenise [at] hotmail.com

Desenvolvemos estudos na área de educação especial na perspectiva inclusiva, tendo como foco a educação escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. As temáticas abordadas têm se constituído a partir do contexto global e das demandas locais. Vinculados à Linha de Pesquisa Diversidade e Práticas Pedagógicas Inclusivas, do PPGE/UFES. O grupo se constitui em uma rede de produção científica com o núcleo de estudos de Políticas de inclusão Escolar, UFRGS e com o grupo de estudos de educação especial, UFSCar, Sorocaba. Em parceria realizamos de 2005 a 2011 o Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. Instituímos a partir de 2013 o Colóquio de Educação Especial e Pesquisa que se constitui em momentos de encontro das três redes de pesquisa citadas. Configuramos internacionalmente uma rede de estudos comparados em educação especial com a Universidade Veracruzana ¿ Xalapa, México e com a Universidade de Sassari, Itália.

 

  • GRUPO DE PESQUISA: Formação, pesquisa-ação e gestão em educação especial - GRUFOPEES

Líder(ES):Mariangela Lima de Almeida e Andressa Mafezoni Caetano

INSTITUIÇÃO:UFES

Área: Educação

CONTATOS: (27) 4009-7766, mlalmeida.ufes [at] gmail.com

www.gestaoeducacaoespecial.ufes.br

O grupo desenvolve estudos na Educação Especial, por meio de projetos de pesquisa e extensão que problematizam diferentes contextos da realidade concreta. Toma como objeto de investigação a formação de profissionais da educação, a gestão em Educação Especial e as práticas pedagógicas. Assume a perspectiva teórico-epistemológica da pesquisa-ação, bem como dedica-se aos estudos dessa perspectiva investigativa. Tem desenvolvidos estudos junto aos gestores públicos de Educação Especial, tendo-os colaboradores-parceiros no processo de pesquisa-formação. Possui um rede de colaboração entre pesquisadores de diferentes universidades nacionais e profissionais das redes de ensino de estados brasileiros. Essa rede de colaboração tem permito estudos coletivos, produção científica conjunta, articulação e promoção de eventos acadêmico-científicos.

 

  • GRUPO DE PESQUISA: Grupo Interinstitucional de pesquisas em Libras e educação de surdos

Líder(ES): Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado e Keyla Cardoso Teixeira

INSTITUIÇÃO:UFES

Área: Educação

CONTATOS: (27) 3145-4544

lumatosvieiramachado [at] gmail.com

Este grupo de pesquisa é composto por diferentes pesquisadores na área da Libras e da Educação de Surdos por diversas frentes: educação, tradução e interpretação, saúde. O grupo de pesquisa é o desdobramento do Programa de Extensão Grupo de Estudos Surdos, programa de extensão de caráter interdepartamental que visa articular as atividades relacionadas a Libras e aos Estudos Surdos na Universidade Federal do Espírito Santo. Ao assumir o caráter de grupo de pesquisa, a ideia é reunir estudos e pesquisas de novos pesquisadores de diferentes instituições para o aprimoramento, trocas de experiências, discussões e pesquisas na área da Libras, educação e saúde do sujeito surdo.

 

  • GRUPO DE PESQUISA: Políticas, gestão e inclusão escolar: contextos e processos sociais

Líder(ES):Edson Pantaleao Alves e Reginaldo Célio Sobrinho

INSTITUIÇÃO:UFES

Área:Educação

CONTATOS: (27) 99981-2433,  gestaoeducacaoespecial [at] gmail.com  edpantaleao [at] hotmail.com

http://www.processocivilizador.ufes.br

O grupo tem desenvolvido estudos na área de educação especial e inclusão escolar, com enfoque nas políticas e nos processos de gestão da educação, considerando os diferentes contextos e processos histórico-sociais. Estuda processos de interdependências nas relações humanas nos percursos históricos e sociais. Produz investigações relacionadas às figurações entre indivíduos e sociedade no processo civilizador, a partir da perspectiva teórica de Norbert Elias. Possui interface com outros pesquisadores da área de educação vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Grande Dourados e Universidade Estadual de Londrina. Tem desenvolvido pesquisa com enfoque comparado internacional, com pesquisadores da Universidade Veracruzana, campus de Xalapa no Estado de Veracruz, México. Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm se configurado em artigos publicados em periódicos científicos qualificados.

 

  • GRUPO DE PESQUISA: Infância , Cultura e Subjetividade

INSTITUIÇÃO: UFES

LIDER(S): Sonia Lopes Victor e Fabiana Alvarenga Rangel

AREA: Educação

CONTATOS: (27) 4009-2558 , gupicis [at] gmail.com

http://grupicis.webnode.com.br

Desde 2010, o referido grupo tem investigado a criança público-alvo da educação especial na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental I no que se refere à inclusão e ao atendimento educacional especializado. Para tanto, os membros ocupam-se de temáticas como formação de professores, currículo, avaliação, práticas pedagógicas, tecnologia assistiva, políticas, entre outros. Nessa direção, os membros do grupo apresentaram e publicaram trabalhos em eventos locais, nacionais e internacionais da área de educação/educação especial, publicaram livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, conforme registros nos currículos Lattes.

 

·GRUPO DE PESQUISA: Educação Especial: abordagens e tendências

INSTITUIÇÃO: UFES

LIDER(S): Hiran Pinel e Rogério Drago

AREA: Ciências Humanas; Educação

CONTATOS: (27) 33256765, hiranpinel [at] gmail.com

O debate sobre a inclusão tem estado presente no panorama educacional brasileiro. Uma das premissas fundamentais desse debate é o direito de qualquer pessoa estar matriculada em uma escola comum, em quaisquer níveis de ensino e frequentando uma sala de aula regular, inclusive de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Tendo como foco as escolas e a inclusão desses alunos, vemos que a tendÊncia é refletirmos sobre as práticas pedagógicas que irão viabilizar a proposta em questão. Nesse sentido, o grupo vem promovendo ações, sobretudo aquelas direcionadas à formação de profissionais, visando contribuir para oportunizar aos professores capixabas o diálogo com professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior sobre as tensões, possibilidades e desafios que os diferentes contextos educacionais estão vivenciando em decorrencia da proposta de inclusão desses alunos na educação, bem como o poder público e outros profissionais

 

 

Instituição: IFES

Líder(es):Cláudia Castro de Carvalho Nascimento e Douglas Christian Ferrari de Melo

Área: Educação

CONTATOS: (28) 3552-8430, claudianascimento [at] ifes.edu.br

http://alegre.ifes.edu.br

Desde de que o grupo foi criado (2012), 07 pesquisas foram iniciadas, e estão em desenvolvimento, no PPGE/UFES. Nesse período, foram desenvolvidas ações que visam a formação de professores, que culminaram com a realização de minicursos no seminário de Capixaba de Educação Inclusiva (2014), no oferecimento de oficinas para os professores de Educação Especial na área da deficiência visual (2013, 2014), na realização da formação continuada no município da Serra (2015), na participação e organização do Fórum Metropolitano de Educação Especial e na participação do Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Espera-se que as pesquisas possam influenciar os gestores na elaboração de políticas públicas que visam o acesso ao direito à educação dos alunos com deficiência visual, especialmente, nas áreas de tecnologia assistiva, na Educação Infantil, audiodescrição, produção de modelos táteis, trajetórias escolares, orientação e mobilidade e políticas públicas de escolarização.

 

 

Instituição: UFES

Líder(es):Douglas Christian Ferrari de Melo e Eliesér Toretta Zen

Área: Educação

CONTATOS: (27) 4009-2534, dochris.ferrari [at] gmail.com

http://www.ce.ufes.br/

Espera-se que as pesquisas desenvolvidas pelo grupo possam influenciar os gestores e professores da educação básica na elaboração de políticas públicas que visam o acesso ao direito à educação dos alunos da educação especial, especialmente, nas áreas de fundamentos da educação, práticas pedagógicas e políticas públicas de escolarização. Divididos em três linhas de pesquisa, trabalhar o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão, buscando compartilhar os conhecimentos acumulados e intervir com a sociedade para transformação da realidade educacional e social.

 

 

 

Instituição: UFES

Líder: Arlene Batista da Silva

Área: Linguística

CONTATOS: (27) 99500-4560, arleneincrivel [at] gmail.com

Fomentar estudos e pesquisas em torno das Línguas de Sinais em interface com os estudos da tradução nos campos Linguística, Linguística Aplicada e da Literatura, a fim de colaborar para o desenvolvimento de ações que possam qualificar os profissionais que atuam junto à comunidade surda.

 

Área: Educação

CONTATOS: (27) 33312148, elizabete [at] ifes.edu.br

Práticas Pedagógicas Inclusivas, fundamentadas em estudos e variados tipos de pesquisa, que atendam a diversidade de estudantes, sem pré-conceitos, segregações e/ou discriminações, inclusive estudantes com necessidades específicas.

 

 

Instituição: UFES

Líder(es):Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado

Keila Cardoso Teixeira

Área: Educação

CONTATOS: (27) 3145-4544, lumatosvieiramachado [at] gmail.com

Este grupo de pesquisa é composto por diferentes pesquisadores na área da Libras e da Educação de Surdos por diversas frentes: educação, tradução e interpretação, saúde. O grupo de pesquisa é o desdobramento do Programa de Extensão Grupo de Estudos Surdos, programa de extensão de caráter interdepartamental que visa articular as atividades relacionadas a Libras e aos Estudos Surdos na Universidade Federal do Espírito Santo. Ao assumir o caráter de grupo de pesquisa, a ideia é reunir estudos e pesquisas de novos pesquisadores de diferentes instituições para o aprimoramento, trocas de experiências, discussões e pesquisas na área da Libras, educação e saúde do sujeito surdo.

 

 

 

INSTITUIÇÃO:UFES

LÍDER(ES):Carmen Silvia Carvalho Barreira Nielsen

ÁREA: Fonoaudiologia

CONTATO: (27) 33357223, carmenbarreira.nielsen [at] hotmail.com

 

Núcleo da Audição- UFES O Núcleo da Audição é um Grupo de Pesquisa criando em parceria com o Depto de Fonoaudiologia e com o HUCAM - Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo.

 O Núcleo foi planejado para serem desenvolvidas pesquisas científicas, atendimento clínico e cirúrgico aos deficientes auditivos, desenvolvimento de extensão e ensino.

O objetivo deste grupo é estudar os procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos de avaliação da audição em indivíduos com audição normal e com deficiência auditiva, inventários e avaliações, relacionadas ao diagnóstico, prevenção, intervenção, bem como aspectos psicológicos dos distúrbios da audição e aconselhamento na criança /adulto e sua família.

Envolve ainda os resultados do Programa de Triagem Auditiva Neonatal de de Implante Coclear e Próteses Auditivas Ancoradas no Osso.

 

  • Grupo de pesquisa:

Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão

Instituição:

IFES

Líder(es):

Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Área:

Educação

CONTATOS: (27) 99963-7478, daniellicarneiro [at] gmail.com

Este grupo surgiu da demanda de pesquisas e estudos na área de Design Educacional e a importância da inclusão da temática referente a pessoas com deficiência. Vários artigos já foram publicados, bem como, grupos de estudos e políticas de inclusão, inicialmente, referente aos aspectos de acessibilidade e de adaptação curricular. Espera-se com este grupo, potencializar a área de Design Inclusão incorporando as aspectos da educação inclusiva, no intuito de promover o planejamento e uso de mídias que atenda a "todos", fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem. O grupo possui experiência na área de Educação a Distância, mas pretende-se o alinhamento ao ensino híbrido.

METODOLOGIA: FORAM OBSERVADOS 1001 REGISTROSA NO SITE DO CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf) EM RELEVÂNCIA SOMENTE AQUELES CERTIFICADOS PELA INSTITUIÇÃO.

INSTITUIÇÕES : UFES E IFES

SITE VISITADO EM: 3/4/18

 

 

Departamentos:

 Núcleo de Acessibilidade da UFES - NAUFES

Tem a finalidade de coordenar e executar as ações relacionadas à promoção de acessibilidade e mobilidade, bem como acompanhar e fiscalizar a implementação de políticas de inclusão das pessoas com deficiência na educação superior, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no âmbito universitário.

Seu público alvo se enquadra nas seguintes categorias; deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla. (http://proaeci.ufes.br/acessibilidade-naufes)

 

- Solicitação de apoio de ledor: estudantes com baixa visão ou deficiência visual podem solicitar apoio de ledor

Para isso basta comparecerem nos locais e datas especificadas abaixo e apresentar os seguintes documentos:

1) formulário de solicitação de apoio de ledor;

2) horário individual e

3) laudo médico.

 

- Solicitação de intérpretes de Libras do Naufes

Para solicitar é necessário o preenchimento do formulário de solicitação de intérpretes de Libras do Naufes.

 

  • Departamento de Cidadania e Direitos Humanos - DCDH

 Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da PROAECI na UFES.

O DCDH funciona no Espaço A, no piso inferior do Centro de Vivência, Campus de Goiabeiras, Vitória/ES.

* proposições de diretrizes para orientar a promoção dos direitos humanos, criando ou apoiando projetos, programas e ações com tal finalidade, em todos os campi da UFES;

* celebração de parcerias com a comunidade interna, a sociedade civil e núcleos externos, além de entidades governamentais para promoção e defesa dos direitos humanos na UFES;

* ações efetivas de direitos humanos, seguindo as diretrizes dos Programas Nacionais de Direitos Humanos I, II e III;

* atividades para informar e educar sobre os direitos humanos da pessoa com deficiência;

* ações para reconhecer os direitos da comunidade LGBTI na UFES;

* encaminhamento de denuncias de violações de direitos humanos aos órgãos competentes

 

  •  Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial NEESP

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial foi criado em março de 1996, sob a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da RESOLUÇÃO Nº 61/96 de 28 de Novembro de 1996 e, também, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da DECISÃO Nº 12/97 de 20 de Janeiro de 1997.

O Neesp tem como objetivo geral fortalecer a perspectiva da inclusão na educação dos sujeitos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Para tanto, apresenta como objetivos específicos:

  • Produzir e socializar conhecimentos na área de Educação Especial.
  • Possibilitar campo de formação para discentes e docentes – discentes do ensino superior das licenciaturas, gestores, professores de sala comum e professores de educação especial - realizando oficinas, trabalhos de extensão e de pesquisas na área de Educação Especial e afins.
  • Prestar serviços à comunidade por meio das diferentes frentes de trabalho.

 

 

Noticias:

 

Inscrições abertas para aulas de natação para crianças portadoras de TDAH.

 

O Centro de Educação Física e Desportos da Ufes (CEFD) está com as inscrições abertas para o projeto “Como a natação pode ajudar as crianças com TDAH”.

 As aulas são gratuitas e acontecerão duas vezes por semana, às quartas e às sextas-feiras, das 9 às 11 horas, no Parque Aquático do CEFD, campus de Goiabeiras. ( www.ufes.com.br)

Publicado em 28 de Março de 2018 - 11:50

( PROJETO NÃO ENCONTRADO NO SITE DO CNPQ)

 

 

ACESSIBILIDADE DO SITE DA UFES

 

SITE WWW.UFES.COM.BR:

Tem opções como contraste, VLIBRAS, tamanho da fonte, leis e decretos sobre a acessibilidade e medidas relativas a acessibilidade.

Página onde se tem explicação de como se ter a acessibilidade no site:

http://www.ufes.br/acessibilidade

 

REFERENCIAS

http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf

UFES.COM.BR

Acesso à informação
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