Apresentação
Para o apoio às ações de promoção da acessibilidade e disseminação de uma cultura de inclusão na Universidade, a SIAC possui um programa de monitoria.
O/A Monitor/a de Acessibilidade é o/a estudante regularmente matriculado/a em curso de graduação da UFES, selecionado/a em chamada pública pela SIAC, para realização de atividades como:
- Acompanhamento e auxílio a estudantes com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial ou com Transtorno do Espectro Autista;
- Tradução e interpretação das línguas portuguesa e brasileira de sinais;
- Produção e adaptação de material didático-pedagógico;
- Realização de pesquisas e atividades administrativas da SIAC.
Após a seleção, conforme critérios definidos em edital, os/as estudantes passam a compor um cadastro de reserva. A chamada para início da monitoria considera as especificidades das demandas apresentadas às Comissões de Acessibilidade e/ou à SIAC, as habilidades dos/as inscritos/as e a compatibilidade com os horários para atendimento ao/à estudante assistido/a com prioridade aos/às inscritos/às que estudam no mesmo curso ou em área afim.
As atribuições do/a monitor/a são definidas de acordo com as especificidades dos/as estudantes ou necessidades da SIAC. O/A monitor/a realiza suas atividades a partir do diálogo e supervisão constante da equipe da respectiva Comissão de Acessibilidade e da SIAC.
Para participar, o/a estudante deve ter disponibilidade de 20 horas semanais, não conflitantes com seu horário individual de aula, voltadas à realização das atribuições da monitoria e atividades de formação relacionadas à educação especial, para as quais recebe uma bolsa mensal com recursos do Programa de Acessibilidade na Educação Superior – Incluir.
- 1392 leituras